segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Importância do Espírito Santo e seu papel na salvação


A Importância do Espírito Santo e seu papel na salvação

A questão do Espírito Santo, ocuparam um lugar central no pensamento de Calvino. Na verdade, não é demais dizer que metade das instituições foi dedicado à obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é certamente um foco de livros III e IV, em que Calvino expôs sobre os benefícios que os crentes tirar da obra redentora de Deus em Jesus Cristo. Depois de abordar este benefício próprio (livro III), ele passou a discuti-la no contexto dos meios externos, que servem de vetores, ou seja, a Igreja e seus sacramentos (livro IV). Ninguém, no entanto, pode beneficiar o trabalho de Cristo a menos que ele está unido com ele. E a ligação concreta dessa união não é outro senão o Espírito Santo. Ou, para pô-lo mais precisamente, é porque o Espírito opera sobre os crentes que estão realmente envolvidos na obra salvadora do mediador.

O trabalho principal do Espírito - que Calvin referidos como "chef d'oeuvre" - é nada menos do que a fé, a modalidade concreta de nossa comunhão com Cristo. Isso resulta em um estado de comunhão dupla de graça: a graça da justificação e da graça de santificação. Como cada um é o objeto de uma entrada separada, eles não serão abordados no presente trabalho. A seguir centra-se em vez disso, um aspecto particular da fé: a colocação de fé na Bíblia pelos crentes que reconhecem a própria palavra de Deus nele. Em outras palavras: o que pretendemos analisar nada mais é do que a relação entre Escritura e do Espírito.

Calvino começa por salientar que é impossível jogar os dois uns contra os outros, como os de uma certa persuasão gostaria de fazer, e, expondo-se uma comunicação íntima do Espírito, para evitar a necessidade de Escritura. Na opinião de Calvino, no entanto, é presunçosa e vã a pretensão de receber revelações particular, sem qualquer ligação com a revelação bíblica. Como "Deus não fala do céu todos os dias," a questão da autenticidade destas revelações é imediatamente levantada. Os espíritas atribuem isso ao Espírito. Sim, mas que tipo de espírito que é? Como podemos dizer a diferença entre a subjetividade pura e sendo movidos pelo Espírito de Deus? Além disso, negando as Escrituras, porque beneficia de uma inspiração direta leva à conclusão absurda de que o Espírito de Deus não é um Espírito, única e coesa - como se Deus podia ignorar ou mesmo negar hoje o que o Espírito inspirou nos escritores bíblicos no passado.

Escritura e do Espírito nunca devem ser pensados como opostos, mas antes deve ser visto junto. Esta é, de fato, a tese central de Calvino sobre o assunto: Espírito por si só traz a certeza da inspiração bíblica e sua autoridade divina, só Deus é testemunha direta com Deus, e só ele pode autenticar sua própria presença na Escritura no coração dos crentes . Calvin chama esse o segredo (ou interna) testemunho do Espírito Santo.

Estas considerações desqualificar a validade de dois créditos. A primeira delas é a afirmação da Igreja. Seguindo a máxima agostiniana: "Eu não acreditaria no Evangelho, se a Igreja não me move a fazê-lo", os teólogos católicos dizem que a Igreja sozinho (ou seja, o que seria chamado o seu magistério nos anos posteriores) tinha o direito de autenticar os livros sagrados , tal como tinha sido o direito de estabelecer o cânone no passado. Calvin resposta a esta era, em essência, que o estabelecimento da Igreja como o garante da Escritura era nada mais, nada menos do que a derivação da autoridade da Palavra de Deus de julgamento humano. (Este não é o que seus adversários quiseram dizer, mas agora estamos referindo-se à maneira pela qual Calvino argumentou, e não a correção de seus argumentos.) A segunda alegação que Calvin desclassificado por razões as mesmas preocupações que a razão humana, apontando que seria um absurdo tirar a autoridade divina de julgamentos humanos.

Em conclusão, vamos citar uma passagem famosa: "Essa, então, é uma convicção que não pede razões; tal, um conhecimento que concorda com a maior razão, a saber, conhecimento em que a mente descansa mais firme e segura do que em qualquer razões, como, in fine, a convicção de que a revelação do céu só pode produzir. Eu não digo nada mais do que todo o crente experimenta em si mesmo, mas as minhas palavras estão muito aquém da realidade. Eu não me debruçar sobre este assunto no momento, porque nós vamos voltar a ele novamente: só vamos agora compreender que a única fé verdadeira é aquela que o Espírito de Deus sela em nossos corações. "Como se pode ver, Calvin recorreu a trocadilhos em sua afirmação de que nenhum motivo para ter certeza de que Deus é aquele que nos fala através das Escrituras está acima e além de toda a razão. E parece que foi por essa razão que Calvino recorre ao vocabulário de sentimentos, não do tipo de sentimento que leva ao pensamento intelectual, mas os sentimentos que ultrapassam todo o pensamento tal. A confiança que depositamos em Escritura é "existencial" na natureza, no sentido de que envolve toda a pessoa e não confiar em uma certeza intelectual que nos permitam dar a nossa aprovação a certas proposições. E, para reiterar, esta certamente não decorre da sua demonstração, mas da ação de Deus: a acção através da qual ele garante a autoridade de sua palavra nos corações dos fiéis, testemunhando a si mesmo, assim convertendo o assunto em uma questão de acreditar. Desta forma, o evento que me permite reconhecer a palavra de Deus nas Escrituras é o evento mesmo através do qual Deus dirige-me a me transformar em um assunto acreditar, eu dou a minha fé a Escritura no exato momento em que o Espírito Santo cria a fé em mim.

1. Espírito Santo e Justificação

Articulus Stantis et cadentis Ecclesiae ", o artigo segundo o qual a Igreja permanece ou cai." Lutero usou estas palavras para descrever a questão da justificação pela fé. Alguém poderia dizer que ele concebeu isso como um artigo fundamental da fé, no sentido literal da palavra, isto é, que o empréstimo de uma fundação, com a justificação pela fé significa que todos os outros artigos de fé. Claro perspectiva de Calvino não correspondem inteiramente com Lutero. Com Calvino, de fato, entender os crentes "espiritual de Cristo, ou, se preferirmos, as ações do Espírito Santo, que permitem que os crentes a beneficiar do trabalho realizado por Cristo, longe de ser limitado a uma justificação, estender a santificação e regeneração como bem. Calvin faz, no entanto, mencionar a justificação pela fé como sendo um artigo "principal da religião cristã".

Calvino entende "justificação", uma vez mais apenas como Lutero, para significar que Deus considera o seu eleito para ser justo, assim como eles permanecem pecadores. Esta tese é apenas aparentemente paradoxal, mas na verdade significa que a justiça de um assunto não é de todo atribuída ao próprio sujeito, e não é o resultado de qualquer mérito especial, mas da graça de Deus sozinho. Nós somos tão justos como somos considerados: a justiça não vem de nós, vem a nós. Isso resulta justiça do trabalho do Espírito Santo, que se estende a nós a justiça de Cristo. Calvin assim recaptura Luterana iustitia aliena expressão ou "justiça estrangeira", ou seja, longe de comprovação da existência de uma qualidade intrínseca no assunto, Deus concede esta justiça de fora. No entanto, esse dom de modo algum implica uma alteração substancial no estar daqueles que justifica, em outras palavras, a justificação não é expresso por uma mudança de substância ou essência, como se a essência divina se modificar a essência humana. Ele dedica páginas das instituições a esta questão em particular na medida em que Andreas Osiander, um luterano, que, como aconteceu assim, não concordou com Lutero sobre este ponto, acertadamente falou de "justiça essencial." Em oposição a esta tese, Calvino repetidamente afirmado que a justiça do crente é na verdade uma "qualidade" inata de Cristo que é imputada aos crentes.

Vendo isso como um dom da justiça imputada nos permite vê-lo não como uma mudança ontológica no crente, ou para essa matéria, como uma mistura do humano e do divino no ser humano. Calvino estava muito focada na transcendência de Deus a adotar essa tese. Esta foi também a razão para insistir que a justificação é obra do Espírito, longe de ser a comunicação substancial de justiça, a justificação é muito mais uma comunicação espiritual. Isto demonstra, portanto, que a teologia do Espírito Santo é uma teologia da transcendência.

No que respeita à justificação, uma freqüentemente levanta a questão de como "fé" deve ser compreendida na expressão "justificação pela fé." Calvin prevista a seguinte definição: "Vamos agora ter uma definição completa de se dizer que é um firme e seguro conhecimento do favor divino para conosco, fundado sobre a verdade de uma promessa gratuita em Cristo, e revelada às nossas mentes e seladas em nossos corações pelo Espírito Santo. "A fé calvinista não pode ser reduzido ao que nós um termo simples crença comparável a uma simples consciência do estado da matéria fora de nós mesmos. Como um dom do Espírito Santo, a fé é, em vez nossa relação real com Deus, ou seja, a própria condição de nossa justificação e nosso conhecimento do ser justificada.

Até este ponto, não há verdadeira diferença entre Calvino e doutrinas de Lutero. Um ponto em que o ensino do reformador de Genebra não pode ser equiparada com a de seu antecessor em Wittenberg diz respeito à justificação das obras. Calvino claramente não falar da justificação pelas obras, para ele, o ponto em questão é em vez a justificação das obras. Esta doutrina é descrito nas seguintes linhas: "Assim como nós parecem justos diante de Deus depois de ter sido feito membros do Corpo de Cristo com os nossos defeitos ocultos em virtude de sua inocência, nossos trabalhos são considerados justos com todos os males mesmo, não imputada a nós, porque estamos vestidos com a pureza de Cristo. Isto dá-nos o direito de dizer que somente pela fé, não só o homem, mas também as suas obras são justificados. "Aqui novamente nos deparamos com a noção de imputação, no contexto da não-imputação. Pois, assim como a justificação do homem consiste na imputação de uma justiça que não é realmente o seu, o mesmo acontece com a justificativa de suas obras consistem na não-imputação de culpas que são seus. Vemos assim que esta explicação não é completa, que abrange cada pessoa em todos os seus aspectos, e que é livre porque não há nada dentro de nós para merecê-lo, mas também não há nada em pé no nosso caminho.

Marc Vial, Professor Assistente da Faculdade de Teologia, Genebra

Tradução do texto original em francês

http://www.calvin09.org/

Nenhum comentário: