quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Proclamação de Calvino da Glória de Deus


Imagem:http://www.tbc-amarillo.com/web/index.php?page=ministries

Proclamação de Calvino da Glória de Deus

Em paralelo com a glória prazo, Calvino usa termos como esplendor, brilho, fama, prazer, exaltação, paz, felicidade e beleza. Segundo a Calvin glória de Deus tem três dimensões.

1. "A glória celestial de Deus"

Calvin (Institutos IV.5.17) escreve que a morada de Deus no "céu" deve ser entendida como "que ele não se limita a nenhuma região, mas difundida sobre todo o espaço. Mas, como nossas mentes brutas são incapazes de conceber a sua glória inefável, que é designada para nós pelo céu "(III.20.40). Esta glória é parte da própria essência de Deus: Deus é glorioso. A presença do céu depende da presença do nosso Deus glorioso. Na sua ausência, o "céu é remota". Quando a sua glória brilha, tudo é celestial.

Deus em sua glória não deve ser colocado em um outro mundo além do que é visível. Pelo contrário, estamos constantemente rodeados por uma riqueza de ponteiros visíveis para a glória de Deus. "Onde quer que você gira seus olhos, não há nenhuma parte do mundo, como nunca minutos, que não apresentam pelo menos algumas centelhas de beleza" (I.5.1). Deus o criador procura mostrar a sua glória ", como em um espelho", traduzido, nomeadamente, Seres humanos criados à imagem de Deus (II.12.6). Mas mesmo que a glória de Deus brilha através de sinais externos para trás, ele ainda deve ser compreendido espiritualmente (I.51.3).

Para o momento, podemos perceber a glória de Deus Pai, apenas indiretamente. Para ser mais preciso, poderíamos fazê-lo, mas na verdade não como o resultado do pecado humano. "Eve-rything que é glorioso, devem ser submetidos ao Senhor" (IV.5.17). Mas se pararmos no esplendor das coisas terrenas, então "o mundo, que foi criado como o espelho de Deus, deve ser o seu próprio criador". Isto significa então que "a natureza é Deus" (I.5.5) e que "enquanto os olhos do mundo parece grande para os nossos olhos, que cega nossos olhos para que a glória de Deus é fechado como em trevas" (em Tito 2,13 ; CO 52,424).

2. A glória do mediador

O mediador entre Deus e os seres humanos é o nosso "Deus da glória inefável" (Insti-titui I.13.10), e não Deus, o Pai, mas um seu Filho. Sua divindade é caracterizada por sua glória. Nele, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, a glória de Deus é tornar-se visível para os seres humanos que estão cegos por seus pecados. "Se você ouvir que o Filho de Deus é o esplendor da glória de seu Pai, lembre-se que a glória do Pai é invisível para você un-til it brilha em Cristo ... Pois, embora Deus é a única luz que deve iluminar todos nós, só neste esplendor ele pode chegar até nós "(em Heb.1.3; CO.55.12). Nós vamos encontrar a glória de Deus revelado um ser profundamente alarmante ", até que Cristo interpõe, e converte um trono de glória terrível em um trono de graça" (Institutos III.20.17). A graça de Deus e da glória de Deus são entrelaçadas. "A glória prazo ... denota que brilha na bondade de Deus. Pois nada é mais essencial para ele em seu testamento para glorificar a si mesmo do que a sua bondade "(em Ef. 1,11; CO 51,152). Ele mostra seu poder na sua mais gloriosa quando ele vem para nos ajudar na nossa fraqueza "(em Col.1.11; CO 52,82).

Mas nós realmente ver a glória de Deus, uma vez que se tornou visível desta forma? Calvino responde que os seres humanos "pode perceber em Cristo a glória que ... era a certeza de tes-temunho de sua divindade". Mas "apesar da glória de Cristo poderia ter se tornado visível a todos, permaneceu desconhecido para a maioria por causa de sua cegueira. Somente os poucos cujos olhos foram abertos pelo Espírito Santo que contemplamos a manifestação da sua glória "(Jo 1,14; CO 47, 15). A revelação de Deus em Cristo não se torne uma revelação de que qualquer um pode compartilhar polegadas É só no Espírito Santo que estamos abertos para a glória de Deus em Jesus Cristo, mas de tal maneira que nós percebemos isso na promessa revelação de seu futuro.

E assim: "Onde quer que esta fé viva existir, ele deve ter a esperança da vida eterna como seu companheiro inseparável" (Institutes III.2.42). Mais uma vez, a esperança não pode ser separada da fé. Para "Cristo [é] a esperança da glória" (no Col.1.27; CO 52,97). "O esplendor da glória futura que Deus quer para nós chega até nós através do evangelho" (em Rom. 5,2; CO 49.89f.). Isso significa que: (1) o evangelho de Jesus Cristo nos dá esperança de glória futura; (2) a glória já começa a aparecer para nós no evangelho, e que (3) a glória que nos traz alegria, porque revela a graça de Deus lhe concedeu em Cristo.

3. A glória dos filhos de Deus

Na esperada revelação da glória de Deus, ele vai "brilhar para todos os lados, de modo que ele vai permitir que todos os seus eleitos a participar dele" (Tt 2,13; CO 52,424). Este é, então, concedida a nós somente pela graça (Institutes III.21.7). "É um ato maravilhoso de Deus que habita a esperança da glória celeste em vasos de barro e frágil" (em Col.1.27; CO 52,97). "Embora nossa salvação tem sido envolta em esperança com respeito a nós mesmos, nós já pos-sess abençoado imortalidade e glória em Cristo" (em Ef. 2,6; CO 49.89f.) E "apesar de estarmos ... disse que o reino de Deus será cheio de glória ..., mas as coisas que queria dizer com estas palavras permanecem ... como ele estava envolvido em enigma, até que chega o dia em que ele irá manifestar a sua glória para nós face a face "(Institutos III.25.10). Abordaremos nesse dia "anseio pela glória de Deus" (sobre Matt. 6,13; CO 45,203). Até então, nós continuamos a viver em aflição. Só então "o Senhor vai trazer o seu próprio ... de ignomínia para a glória" (Institutas III 8,4). Entretanto, não devemos nos deixar ser enganados, mas para colocar eve-rything para trás para seguir a Deus e só a sua vontade.

E depois? "Em sua aparição de Cristo será afastar o fumo do mundo, para que ele não obscurece o esplendor da sua glória" (em Tito 2,13; CO 52,141). Então, o nosso louvor a Deus ressoam, o elogio "de sua gloriosa graça" (em Ef. 1,5; CO 51,149). "Vamos receber a glória de Deus no seu mais elevado quando não estamos mais qualquer coisa que não sejam os vasos de sua misericórdia" (em Ef. 1,11; CO 51,152). Uma vez lá, Deus vai estar no centro das coisas, mas não sozinho, sem as suas criaturas. Ele vai recebê-los e atraí-los para onde eles vão se alcançar a paz e tranquilidade. "As almas dos justos, depois da sua guerra está terminada, obtenha abençoado descanso na alegria, onde eles esperam para a fruição da glória prometida" (Institutas III 25,6).

Dr. Eberhard Busch, Göttingen
http://www.calvin09.org/

Nenhum comentário: